A Flor Empório Natural foi concebida de modo com que a arquitetura transmita ao usuário leveza e bem estar, uma singela analogia à alimentação saudável que exerce relação intrínseca com o propósito da loja.
O local onde a loja está inserida oferece uma generosa calçada onde um grande fluxo de pedestres caminha por ali, portanto exploramos e reforçamos esse benefício mútuo deixando a fachada livre de barreiras físicas. O formato retangular da edificação induziu a uma organização espacial que se configura através da utilização dos fundos da loja como área de serviço e a porção maior, orientada para a rua, como exposição de produtos a granel de um lado e espaço de consumo local no outro, deixando o centro livre para a circulação e acesso ao balcão com a estufa.
O uso de cores e texturas foi fator preponderante para a materialização de um ambiente com personalidade. O tom terroso da pintura como plano de fundo, confere destaque as plantas pendentes e também às estruturas metálicas pintadas de branco. Para além de uma loja com produtos a granel, buscamos proporcionar uma experiência sensorial através da utilização de plantas e elementos como a palha trançada e o ladrilho hidráulico, que remontam a memórias afetivas e valorizam o trabalho artesanal local.
Alinhado com o ideal da loja, as prateleiras são compostas por perfis finos de metal tubular quadrado e chapas de MDF com tom amadeirado suave. Deste modo, focaliza-se o destaque para os produtos naturais, que por tamanha diversificação de cores texturas e aromas merecem tal prestigio.
A iluminação é outro ponto de destaque do projeto, optou-se por elementos de rápida execução e que dispensasse o rebaixamento do teto. Os pontos de luz foram divididos em dois quadrantes devido o arranjo estrutural da edificação, no primeiro quadrante, mais próximo ao acesso da loja, foi concebida uma estrutura aérea gradeada de modo a distribuir os pontos de luz e fixar as plantas pendentes. Já no segundo, mais próximo a área do balcão, a iluminação se dá por lâmpadas tubulares e spots direcionáveis, ambos fixados a uma estrutura retangular concebida a partir de eletrocalhas de perfil fino que serradas sob medida, possibilitaram uma cobertura de luz uniforme e eficaz.